A Caixa de Areia

Se o seu Gato Sagrado da Birmânia só está acostumado fazer suas necessidades fora da casa uma caixa grande aberta é a melhor solução para ensiná-lo a fazer suas necessidades em casa. Para iniciar, será necessário deixá-la em um lugar aberto e óbvio.
Se a caixa ficar escondida em um quarto dos fundos ou mesmo embaixo da escada, será muito difícil para o gato acostumar-se.

É importante que o Gato Sagrado da Birmânia aprenda as regras da casa, lembrando ou gostando de usá-la. No início poderá ser necessária colocar uma camada de terra ou areia para que ele não sinta grande diferença entre o solo que está acostumado e a nova caixa.

Em algumas ocasiões, para iniciar, poderá ser necessário gradativamente ir mesclando terra com a areia sanitária definitiva, que será usada até que ele aceite a caixa definitivamente.
Faça isto somente se for absolutamente necessário para evitar que ele confunda a terra da caixa com a terra de suas plantas.

Para prevenir-se coloque pedras grandes no vaso ao redor da base das plantas. Quando ele fizer alguma sujeira ao redor, limpe com um limpador á base de enzimas ou água com vinagre (evite usar limpador ou desinfetante caseiro). Não maltrate o seu Gato Sagrado da Birmânia e nem esfregue o nariz dele como castigo para ele aprender. Faço-o entender que ele está errado.

Uma vez limpo e neutralizado o local respingado, coloque uma vasilha de comida perto. Deixe a vasilha por aproximadamente uma semana, e depois a retire por períodos curtos de tempo.
Aumente gradualmente o tempo em que a vasilha fica no lugar. Isto fará com que este lugar passe a fazer parte perimetral de seu lar.

Os gatos não fazem as suas necessidades no lugar onde comem assim você estará apelando ao instinto do gato em conservar seu lar sempre limpo.