A chegada de um Bebe

Ao chegar um bebê Sagrado da Birmânia em casa, o ideal é que esta nova situação não afete a vida do nosso gato.
Isto dependerá única e exclusivamente de nós e da maneira na qual o educamos.

Sem duvida nenhuma, o erro mais frequente que podemos cometer sem nos darmos conta, é deixar de lado o nosso gato e negar-lhe coisas que anteriormente era permitido, como subir no sofá, dormir em nossa cama e etc.

O animal ao deixar de sentir-se o centro de nossas atenções, poderá alterar a sua conduta, desde fazer suas necessidades fora da caixa sanitária até, nos casos mais graves, mostrar comportamentos agressivos com estranhos e também conosco.

Não vamos cometer este erro.

Por outro lado, as trocas que necessitam serem feitas na vida do gato, como por exemplo: mudar a sua cama ou sua caixa de lugar deverá ser feita o quanto antes possível e antes da chegada da criança.

Menção a parte tem que ser feita às mulheres, que ao saberem que estão grávidas, decidem abandonar o seu gato influenciada pelos comentários de pessoas sem conhecimento sobre a toxoplasmose.

Esta atitude abominável, como todas as que levam ao abandono de animais, vem da ignorância absoluta e da falta de sentimento que demonstram pelo animal.

De fato, é mais fácil contrair a toxoplasmose pela ingestão de carne porco mal cozida ou verdura mal lavada que por um gato.

Por precaução, a mulher grávida deve abster-se de trocar a areia sanitária do gato durante esses meses, e observar algumas medidas de higiene mais restritas que  as habituais. Ainda assim, uma forma segura, fácil e barata de tirar todas as dúvidas é fazer um exame de sangue, tanto no gato como em nós, e pedir sempre o conselho de um profissional.

cat, feline, pet-2737582.jpg