A maioria dos gatos repudia o banho, com exceção dos que estão acostumados desde filhote.
Existe alguns desencontros sobre o banho no gato: uns acham que o banho só deveria ser dado quando realmente fosse necessário: se estiver sujo, ou antes, de uma exposição, por exemplo e que, em circunstâncias normais, uma escovação a fundo eliminaria todas as impurezas dos pelos.
Nós, do Gatil Catlabelle, achamos que o Gato Sagrado da Birmânia l deve tomar um banho a cada 20 a 30 dias pelo menos. Isto fará com que os pelos fiquem sempre sedosos e ajudará no crescimento dos mesmos.
Não obstante, existem algumas precauções que devem ser tomadas antes de banhar o gato pela primeira vez.
O calendário de vacinação deve estar em dia.
Deve-se usar um xampu específico para gatos, não utilizar qualquer um dos nossos. A primeira lavada pode ser feita com detergente de lavar louça neutro (sem adição de soda) e não é recomendado o uso de outros condicionadores ou suavizastes no final do banho.
Importantíssimo! A água deve estar morna, nem demasiada fria, nem demasiada quente, a uma temperatura de mais ou menos 30 graus, é bom deixar escorrer um pouco da água, para que o animal se acostume com o ruído. A intensidade do jato deve ser moderada, e nunca dirigida diretamente em direção à cara ou às orelhas.
Uma vez que o gato esteja molhado, deve-se proceder a um exaustivo ensaboamento, deixando que o xampu atue sobre o pelo em torno de 5 minutos. Uma vez concluída esta fase é preciso lavá-lo com água abundante para que não fique resto do produto, o quebr poderá provocar caroços nos pelos ou até mal-estar ao animal.
Antes do secá-lo, retirar-se toda a umidade possível com uma ou mais toalhas ou com um soprador, e a seguir usar um secador.
Esta é a parte mais delicada e a que mais estressa os gatos, porém a mais importante.
Pode-se ligar o secador alguns minutos antes a fim de que o animal vá se acostumando ao ruído, e também efetuar breves manobras de aproximação para que o animal se dê conta de que o aparato é inofensivo.
Seque-o muito bem e após o banho não deixe que ele seja exposto a corrente de ar frio.
Mantenha-o por alguns minutos dentro de uma caixa de transporte e depois lhe dê um agrado, como um pouco de ração, um snack, etc.
